quarta-feira, julho 23, 2008

O que é Namaste


Por Subhamoy Das, About.com


‘Namaste’ ou ‘namaskar’ é a maneira indiana de cumprimentar as outras pessoas. Onde quer que estejam – na rua, em casa, no transporte público ou ao telefone – quando os Hindus encontram pessoas que eles conhecem ou estranhos com quem queiram iniciar uma conversa, namaste é a saudação habitual para começar e também para encerrar um encontro. Ele não é um gesto superficial ou uma simples palavra, e é para todas as pessoas – jovens e velhos, amigos e estranhos.

Namaste de acordo com as Escrituras:

Namaste e suas variantes ‘namaskar,’ ‘namaskaara’ ou ‘namaskaram’, é uma das cinco formas de saudação tradicional mencionada nos Vedas. Ele é normalmente entendido como uma prostração mas na verdade se refere a fazer uma homenagem ou demonstrar respeito um ao outro, como é praticado atualmente, quando nos saudamos.

O Significado do Namaste:

Em sânscrito a palavra é namah + te = namaste que significa “Eu me curvo a você” – meus cumprimentos, saudações ou prostração a você. A palavra ‘namaha’ também pode ser literalmente interpretada como "na ma" (não é meu). Ela tem um signifcadoespiritual de negação ou a redução do seu ego na presença de outro.

Como fazer o Namaste:

Dobre os braços a partir do cotovelo e coloque as palmas das mãos uma de frente para a outra. Junte as palmas e as posicione em frente ao peito.Diga a palavra Namaste enquanto curve a cabeça em direção às pontas dos dedos.

Porque Namaste:

Namaste poderia ser somente uma maneira casual ou formal de cumprimento, uma convenção cultural ou um ato de adoração. No entanto, há muito mais nele do que pode se pensar a princípio. O encontro real entre as pessoas é o encontro de suas mentes. Quando nós nos cumprimentamos com namaste, isso significa, ‘possam nossas mentes se encontrar’, indicado pelas palmas unidas junto ao peito. Ao curvarmos a cabeça estamos demonstrando uma maneira graciosa de estender a amizade em amor, respeito e humildade.

O Significado Espiritual do Namaste:

O motivo pelo qual fazemos o namaste tem um significado espiritual muito mais profundo. Ele reconhece a crença de que a força vital, a divindade, o Eu ou o Deus em mim são a mesma coisa. Reconhecendo essa unicidade com o encontro das palmas, nós honramos o deus na pessoa que encontramos.

Namaste em Orações:

Durante as orações, os Hindus não somente fazem namaste mas também se curvam e fecham os olhos, como se fosse para olhar dentro do espírito interior. Esse gesto físico é algumas vezes acompanhado de nomes de deuses como ‘Ram Ram’, ‘Jai hri Krishna’, ‘Namo Narayana’, ‘Jai Siya Ram’ ou apenas ‘Om Shanti’ – o refrão comum nas preces Hindus. Isso é também muito comum quando dois devotos Hindus se encontram – indicando o reconhecimento da divindade dentro de nós mesmos e estendendo um caloroso acolhimento para o outro.

Traduzido por Sarasvati

Um comentário:

Thayna disse...

que legal esse jeito desse povo se cumprimentar!!!♥